Informativo

25/10/2019

Viaje tranquilo e sem medo do Aedes aegypti

Não importa se o destino da viagem é o litoral de São Paulo, a região Nordeste ou o Caribe, a proteção contra o Aedes aegypti merece atenção especial durante todo o roteiro. O primeiro passo para garantir somente boas lembranças é evitar picadas, com o uso diário de protetor solar com repelente.

Vale lembrar que o mosquito costuma se aproveitar do clima úmido e quente para passear e se reproduzir. Portanto, no hotel ou na casa alugada, a dica é recorrer a mosquiteiros, janelas e portas com telas, e quartos com ar-condicionado.

Ao chegar ao local, vale a pena dar uma “vistoriada” para verificar se há algum criadouro do mosquito, como recipientes com água parada. Nas trilhas e em outros passeios realizados pela mata, acenda o sinal de alerta e reforce a proteção para ficar livre de picadas.

Nunca é demais lembrar que 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro de casa, segundo dados do Governo do Estado de São Paulo. Portanto, a prevenção deve acontecer muito antes do embarque. Antes de partir para as merecidas férias, verifique se o lixo está bem fechado, se as bordas dos pratinhos das plantas estão com areia e as garrafas viradas de boca para baixo, entre outras medidas.

Fonte: R7