Informativo

09/12/2019

Qual a melhor época do ano para se contratar um plano de saúde?

Fim de ano e um monte de resoluções e promessas na cabeça, prontinhas para serem colocadas em prática já na virada do ano. Fazer mais atividade física, dar mais atenção aos filhos, chegar em casa mais cedo, ter uma alimentação mais saudável, emagrecer, beber menos, parar de fumar, quem sabe até trocar de carro. Aí você liga a TV e vê as filas imensas nos hospitais públicos, gente doente reclamando, passando mal enquanto espera, aparelhos quebrados, verba desviada, falta de médicos, de remédio, de maca, de leito – e lá vem mais uma promessa: fazer um plano de saúde em 2020.

Mas porque esperar até o ano que vem para fazer um plano de saúde – você nem ninguém que você ama corre o risco de precisar de atendimento médico? E será que quando chegar o ano que vem outras coisas não se tornarão prioridade, afinal não tem ninguém doente em casa. A verdade é que a melhor época do ano para fazer um plano de saúde é agora.

Tantas dívidas, tantos planos – menos o de saúde 
É muita a alegria no final do ano, mas também são muitos os gastos com as festas, presentes e viagens. No início do ano são as continhas: os excessos do cartão de crédito em dezembro, o IPTU, o calendário do IPVA que já começa, material escolar e por aí vai. Só que, se você parar para pensar, todos os meses há uma conta extra, uma surpresa para dar mais uma derrocada na conta bancária, e o plano de saúde vai ficando para o outro mês.

Até que você precisa porque aquela gripe não curou sozinha, de repente apareceu uma dor você não sabe de onde ou você tem a séria suspeita de estar grávida – e aí você se arrepende de não ter feito o plano de saúde, porque SUS não dá e a consulta particular está caríssima, sem falar os exames. E você deixando para fazer a contratação no mês que vem.

Facilidades que você não imagina 
Isso tudo porque você não sabe como é fácil e acessível ter um plano de saúde hoje em dia. As operadoras estão cada vez mais espertas e sabem que têm que oferecer qualidade com bom preço, porque a concorrência é grande e os consumidores também estão mais exigentes.

O resultado é que você encontra uma grande cartela de tipos de planos com diversas coberturas e com preços bem variados. Só para se ter uma ideia, você pode optar por cobertura regional, nacional e internacional; quarto particular ou enfermaria; mensalidade fixa ou com coparticipação; e ainda entre um plano individual ou familiar (pessoa física) ou coletivo/empresarial (pessoa jurídica).

Veja como customizar seu plano de saúde fazendo as escolhas certas 
Tudo isso influencia diretamente no valor que você vai pagar mensalmente, sem significar queda na qualidade, só que você não precisa pagar por coisas que não vai usar. Por exemplo, se você não viaja para o exterior, não precisa pagar pela cobertura internacional; da mesma forma se você não costuma sair do seu estado, não precisa pagar pela cobertura nacional.

Por outro lado, se você é uma pessoa saudável e pouco vai ao médico, a melhor opção pode ser a coparticipação, na qual você paga uma mensalidade bem baixinha e um percentual a cada procedimento utilizado. Mas se você tem alguma doença crônica ou precisa de várias consultas e exames regularmente, a mensalidade fixa é mais vantajosa.

Não caia na carência quando mais precisar 
E se você é mulher em idade fértil, a dica é contratar logo um plano hospitalar com obstetrícia, garantindo toda a cobertura da gestação e do parto, mesmo que não esteja planejando engravidar. Afinal, a vida é cheia de surpresas e você não vai querer cair na carência quando mais precisar do plano de saúde.

Além disso, há outro ponto positivo: os planos são elaborados de acordo com as necessidades de cada região, de forma a suprir os moradores daquilo que eles precisam, sempre com qualidade. Para isso é feito um estudo de cada área para que os planos de saúde oferecidos ali se encaixem na expectativa da maioria.

Entendeu porque a melhor época para fazer um plano de saúde é agora?

Fonte: Plano de Saúde