Informativo

27/01/2022

HANSENÍESE TEM CURA?

HANSENÍESE

Quanto mais cedo for o diagnóstico da hanseníase mais cedo começa o tratamento, curando a doença, impedindo a transmissão e previne as sequelas.
É muito importante procurar um serviço de saúde quando há sintomas.


O que é
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.


Transmissão
Através de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse ou espirro de pessoas não tratadas e em fases mais adiantadas da doença. A maioria das pessoas tem resistência à bactéria, a cada dez, apenas uma adoece. Em geral, é preciso uma relação próxima e frequente para que a doença se instale, por isso todas as pessoas que convivem com o doente devem ser examinadas.

Sintomas
• Manchas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade ao calor, dor ou tato (se queima ou machuca sem perceber);
• Formigamentos, choques, agulhadas, câimbras ou dormência nos braços e pernas;
• Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar objetos, segurar chinelos nos pés;
• Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
• Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
• Coceira ou irritação nos olhos;
• Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

Tratamento
São comprimidos, distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde, que devem ser tomados diariamente. Se a hanseníase não for tratada, pode causar lesões severas e irreversíveis!